Que jogo! Que clássico!
Messi é um monstro. O camisa 10 do Barcelona foi o dono do jogo, marcou dois gols e garantiu a vitória por 3×2 num clássico eletrizante.
O JOGO
O Real começou melhor, atacando e criando chances de gol, mas o jogo era lá e cá.
Até que aos 28 minutos Casemiro aproveitou rebote e abriu o placar do el clasico. Mas a alegria durou pouco, pois cinco minutos depois Messi passou por dois e marcou um golaço.
Aos 39 minutos Gareth Bale, que começou sua primeira partida após muito tempo longe dos gramados devido a uma cirurgia no tornozelo, parece ter sentido a lesão e teve que sair para a entrada de Asensio.
O segundo tempo começou igual o primeiro, com o Real pressionando e criando as melhores chances – quase sempre parando em Ter Stegen, que fez uma bela partida.
Depois de uns 10 minutos o Barcelona voltou ao jogo, sempre com Messi comandando as ações, mas parando nas ótimas defesas de Keylor Navas.
Aos 25 do segundo tempo Zidane tirou o amarelado Casemiro (deveria ter sido expulso ainda no primeiro tempo) e colocou Kovacic. Três minutos depois, seu compatriota Rakitic marcou um belo gol de fora da área e virou para o Barcelona.

Logo depois Sergio Ramos deu uma entrada muito violenta em Messi e foi expulso. Ao sair de campo, bateu palmas ironicamente (talvez para a arbitragen, talvez para Pique que o provocava).

Daí o Barcelona passou a dominar e teve a chance se matar o jogo com Pique, que perdeu um gol na cara.
Aos 37 minutos Zidane surpreendeu e colocou James Rodriguez (normalmente Isco seria o escolhido), e o colombiano levou apenas quatro minutos para marcar o gol que parecia ser o possível gol do título.
Mas Messi, que hoje não teve ajuda dos seua companheiros de ataque, estava inspirado.
GOL 500
Aos 47 minutos Sergi Roberto saiu com a bola da intermediária do Barcelona e levou até a entrada da área. Ele deixou de lado para Andre Gomes, que passou para Alba na linha de fundo. O lateral cruzou para trás e quem estava lá? Messi.
O craque pegou de primeira e marcou o gol da vitória … o gol de número 500 na carreira.

E AGORA?
Com a vitória incrível o Barcelona assume a liderança do Campeonato Espanhol – tem os mesmos 75 pontos do Real, mas tem a vantagem no confronto direto.
Do lado do Real Madrid, o grande craque não apareceu para o jogo. Cristiano Ronaldo não fez absolutamente nada, talvez cansado dos 120 minutos jogados contra o Bayern no meio da semana.
Com a tabela bem mais tranquila até o fim da temporada (veja aqui), o Barcelona pode, numa temporada turbulenta, terminar com o doblete espanhol.
Foi um jogo digno do maior jogo de clubes do mundo, e a briga pelo título deve ir até o final da temporada.
Até a próxima …