Chegou a hora de Mourinho mostrar porque era chamado de “Special One”

O Manchester United contratou Jose Mourinho, um dos treinadores mais vencedores desse século, para fazer diferente de Louis Van Gaal e levar os Red Devils de volta ao topo.

O português gastou uma fortuna assim que chegou com jogadores como Mkhitaryan, Ibrahimovic e Pogba (jogador mais caro da história do futebol).

Mesmo assim, Van Gaal tinha dois pontos a mais que Mourinho nesse momento da temporada passada – fica claro que o trabalho de Mourinho está muito abaixo do que era esperado.

No último fim de semana foi um empate horroroso contra o West Brom. Depois, na terça-feira, empate com o Everton e, na  conferência pós-jogo Mourinho criticou publicamente o lateral Luke Shaw – detalhe: Shaw entrou no segundo tempo e foi o chute dele que gerou o pênalti do empate do United nos acréscimos.

Com o dinheiro que Mourinho ganha, e todo o dinheiro que gasta, ele é obrigado a (pelo menos) terminar entre os quatro primeiros – atualmente está em quinto, justamente por resultados ruins como o empate contra o West Brom.

Além disso, o futebol apresentado não dá confiança alguma ao torcedor do United que o time possa terminar entre os quatro primeiros.

Com a situação complicada na Premier League, a Europa League virou nao só a melhor chance de um título importante, mas é o melhor caminho para a Champions League. Hoje a Europa League é obrigação!

Para isso, mudanças provavelmente precisarão acontecer.

No início da temporada Mourinho, por algum motivo, deixava Mkhitaryan no banco de reservas – o armênio levou mais de dois meses para ganhar minutos significativos, e hoje ele é (ou, deveria ser) titular absoluto. 

Com Pogba, seu trabalho foi mais bizarro ainda. Mourinho insistiu em colocar Pogba como um meia defensivo, anulando a melhor qualidade do jogador mais caro do mundo: sua habilidade de criação com a bola.

É claro que Pogba tem responsabilidade por não fazer uma boa temporada, mas se você paga mais de €100 milhões por um jogador, o mínimo é colocá-lo para jogar em sua melhor posição.

E o ataque …

Craig Burley, comentarista da ESPN FC, disse que “sem Ibrahimovic o United estaria no meio da tabela”, e é pura verdade. 

A dependência no sueco é assustadora. Se considerarmos que ele tem 35 anos, o fato é que um dos maiores clubes do mundo depende de um jogador de 35 anos para marcar gols.

Independente do fato de Ibra ainda ser um excelente jogador, não faz sentido para um time do tamanho do Manchester United.

Passou da hora de Jose Mourinho mudar suas táticas dentro e fora de campo.

Fora de campo, ele simplesmente não pode, em hipótese alguma, criticar algum jogador em público. Faça isso no treino. Ele precisa se preocupar com o seu time.

Dentro de campo é onde precisa de mais mudança. 

Precisa treinar finalização, com urgência. Nos poucos jogos que o time cria boas oportunidades de gol, perde a maioria. Não é à toa que o United tem a menor média de gols por jogo em casa entre os sete primeiros na Premier League.

Mourinho precisa armar o time um pouco mais ofensivamente, e isso significa deixar Fellaini no banco e aproveitar mais a qualidade ofensiva de Pogba.

Além disso, nessa reta final os melhores jogadores precisam estar em campo para todos os jogos que tem alguma implicação na temporada. Isso significa “não rodar” o elenco – jogadores como Ibra, Pogba e Herrera precisam jogar sempre.

Hoje em dia os clubes tem especialistas que estão lá só para recuperar jogadores rapidamente, trabalhando o lado físico. Não tem como você “descansar” um jogador como o Pogba numa reta final de temporada. 

É claro que essas são apenas algumas das muitas coisas que estão erradas com o United de Mourinho, e para que melhorem, o português terá que mostrar porque ele é considerado um dos melhores treinadores do século … porque era o “Special One”.

Até a próxima …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s