Uma carta para Tecnologia

TECNOLOGIA, NÓS PRECISAMOS DE VOCÊ!

Prezada tecnologia,

Nós árbitros estamos desesperados. Não dá mais. Precisamos da sua ajuda!

Não sei se é o fato de hoje termos muitos ângulos para ver cada jogada, ou se os jogadores ficaram cada vez mais malandros, ou se nós é que somos ruins demais (ou uma combinação dos três), mas algo precisa ser feito. Em quase todo jogo de futebol tem alguma polêmica, e a sensação é que está ficando cada vez pior … não era assim antigamente.

Ontem, no clássico paulista entre Corinthians e Palmeiras, tivemos dois momentos em que sua ajuda teria sido muito bem-vinda.

Primeiro, em um dos piores lances que já vi, o árbitro Thiago Duarte Peixoto deu um segundo cartão amarelo para o volante Gabriel do Corinthians por uma falta em Keno. O único problema é que Maycon foi o jogador do Corinthians que cometeu a falta.

Imagem de cima mostra Gabriel longe da jogada. A de baixo mostra o camisa 30, Maycon, cometendo a falta

Veja na imagem acima que o camisa 30 do Corinthians, o Maycon, puxa o Keno pelo ombro. Gabriel é aquele que está a direita na imagem de cima, aproximadamente 5 metros do lance. Considerando que o árbitro Thiago Peixoto estava há oito metros da jogada, ele deveria ter visto.

Mas como não viu, uma simples ajuda sua (tecnologia) teria resolvido o problema em poucos segundos. Como não temos sua ajuda, vimos mais um erro que mudou completamente o curso da partida (por sorte do Thiago, o Corinthians mesmo assim conquistou a vitória).

Em outro lance onde sua ajuda teria sido legal foi no fim do jogo, quando o zagueiro Victor Hugo covardemente deu uma forte cotovelada no zagueiro do Corinthians.

Agressão covarde de Victor Hugo

Veja na imagem acima que a intenção foi clara, e deveria ter resultado em cartão vermelho e eventualmente numa longa suspensão ao zagueiro do Palmeiras.

Mas, o Thiago Peixoto não viu a força do ato e marcou apenas uma falta.

São dois lances que mostram o quanto precisamos de você, cara tecnologia.

Existem várias formas de podermos usá-la com eficiência. A opção que eu acho que seria a melhor é termos um quarto árbitro com acesso aos lances em tempo real. Podendo ver os replays na hora, o quarto árbitro pode informar dentro de poucos segundos o que de fato aconteceu ao árbitro principal – problema resolvido.

É claro que não usaríamos em todo e qualquer lance, pois acabaria com o jogo. Seria apenas em lances específicos: Jogadas de gol, pênalti, incidentes para cartão vermelho (caso de ontem) e identificação correta dos atletas (também caso de ontem).

Hoje a impressão que dá é que os jogadores treinam para enganar os árbitros. Simulação virou parte integral do jogo atual … tanto que quando um jogador não se joga logo no primeiro contato, muitos ficam surpresos.

No mês passado, num jogo entre Tottenham e Manchester City pelo Campeonato Inglês, Sterling aproveitou um lançamento e saiu na cara do gol dos
Spurs, Mas, o lateral do Tottenham Kyle Walker claramente empurrou Sterling por trás, completamente desequilibrando o jogador.

Sterling é “muito honesto” em jogada contra o Tottenham

Ao invés de Sterling ir direto ao chão, ele tentou concluir a jogada mas estava muito desiquilibrado para conseguir, e acabou chutando para fora.

O que aconteceu? O árbitro Andre Marriner não deu o pênalti claro, e o City acabou sendo prejudicado (terminou 2×2).

Depois do jogo vários comentaristas chegaram a culpar Sterling por não cair, e que foi muito honesto. “Deveria ter caído para ajudar o árbitro”, disse Alejandro Moreno, comentarista da ESPN FC. Absurdo!

Quando esse é o ponto em que chegamos, está na hora de fazer uma mudança. Essa mudança é a sua inclusão no jogo, tecnologia.

Espero que em breve esses cartolas que mandam no futebol percebam que precisamos de você. Pois sem você, o jogo continuará sofrendo.

É claro que nós temos nossa parcela de culpa nisso tudo – aqui no Brasil precisamos ser profissionalizados, e no geral, é necessário mais treinamento. Mas, precisamos de você!

Cordialmente,

Comissões de arbitragem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s