Porque a janela de transferências de janeiro está ficando cada vez mais sem graça!

Essa janela de transferências tem sido bem mais fraca do que costuma ser. Na verdade, isso vem acontecendo há alguns anos.

O técnico do Liverpool, Jurgen Klopp, disse  recentemente que está ficando cada vez mais difícil fazer negócio com bons jogadores em janeiro.  Os jogadores que podem fazer uma diferença nos grandes clubes simplesmente não são liberados , pois estamos no meio da temporada e os clubes vendendo preferem pegar um pouco menos pelo jogador, mas vender apenas no meio do ano.

De fato, é um argumento válido. Quando um grande time vem bater na porta de um menor para tentar negociar a compra de um jogador, esses clubes simplesmente colocam um preço astronômico no jogador, o que naturalmente causa a desistência na maioria dos casos.

O futebol chinês estava começando a se tornar uma preocupação real pelos valores absurdos sendo oferecidos aos jogadores (exemplo recente com o Diego Costa), mas com a nova regra que permite apenas três jogadores estrangeiros em campo, as ofertas pararam de chegar.

Sendo assim, as transferências de maior peso na Europa têm sido de jovens promessas (Alexander Isak, sueco de 17 anos que assinou com o Borussia Dortmund), ou empréstimos de jogadores não desejados pelos seus clubes (Gerard Deulofeu emprestado pelo Everton ao Milan, que creio ser um ótimo negócio para o clube italiano).

Ainda temos alguns rumores de transferências um pouco mais expressivas que podem acontecer, mas são poucas.

Gonçalo Guedes para o PSG

Goncalo_Guedes_Benfica_PSG

Essa jovem promessa do Benfica é visto em Portugal como o próximo Cristiano Ronaldo. É claro que sabemos desse tipo de comparação (vemos muito disso aqui no Brasil, e quase nunca dá certo), mas Guedes tem impressionado no líder do Campeonato Português e o PSG notou. Tanto que dizem nos jornais que esse negócio pode ser fechado amanhã, por mais de £20 milhões.

William Carvalho para o Liverpool

William_Carvalho_Sporting_Liverpool

O volante do Sporting já interessa grandes clubes da Premier League há pelo menos dois anos (principalmente o Arsenal), mas nunca fechou negócio. Agora o Liverpool está muito interessado no português e aparentemente está disposto a pagar £25 milhões para contar com William Carvalho. Mas, com a venda iminente de Elias para o Atlético Mineiro, o Sporting pode decidir segurar o negócio.

Victor Lindelof para o Manchester United

Victor_Lindelof_Benfica_Manchester_United

O zagueiro sueco de 22 anos, que atualmente atua no Benfica, é bastante admirado por Antonio Conte, que já disse que gostaria de trazê-lo ao Stamford Bridge ao fim da temporada. Sabendo disso, Jose Mourinho aparentemente está tentando fechar um negócio de £38 milhões para trazer Lindelof ao United ainda esse mês.

Existem vários outros rumores, porém todos para acontecer apenas no meio do ano (ex: Bernardo Silva para o Manchester United por mais de £60 milhões).

O Benfica é um time que deve ver a maioria de seus grandes jogadores deixarem o clube devido a enorme dívida – mais de 300 milhões de euros, a segunda maior da Europa.

Como eu disse, a maioria deve sair apenas na janela do meio do ano – jogadores como o lateral-direito Nelson Samedo (interesse forte do Bayern, United e Chelsea), o lateral-esquerdo Alex Grimaldo (ex-Barcelona, com forte interesse do Manchester City – Guardiola o conhece dos seus dias de Barcelona), e o goleiro brasileiro Ederson (interesse também do City) … além dos que já citei acima.

É claro que qualquer coisa pode acontecer até o último minuto da janela, mas tudo indica que esta será uma janela de transferências de janeiro bem fraca. E, pelo jeito, é melhor nos acostumarmos com isso.

Até a próxima …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s