Por que o Cameponato Espanhol é o melhor do mundo

Quando falamos no melhor campeonato de futebol do mundo, o automático é pensar na Premier League. De fato, é um campeonato incrível e muitas vezes emocionante. Na verdade, existem muitos adjetivos positivos para descrever o Campeonato Inglês.

Mas e o Campeonato Espanhol? A resposta automática é que La Liga é um campeonato de dois times (três nos últimos anos). Mas, ao analisar mais de perto os dois campeonatos, eu não tenho dúvida que o melhor é, de fato, La Liga. Vamos ver porque.

É claro que qualquer campeonato com Real Madrid e Barcelona terá um domínio desses dois, pois são indiscutivelmente os dois melhores times do mundo. Mas olhando mais de perto para as últimas edições da liga, vemos que não é tão fácil assim.

Vamos olhar para a edição atual. O Real lidera o campeonato, mas o Sevilla e o Barcelona estão colados. Depois das três partidas entre o Real e o Sevilla nos últimos dias, que terminou com aquela incrível vitória do Sevilla de virada, vimos que os comandados do excelente técnico Jorge Sampaoli pode competir com qualquer time do mundo, e vai brigar pelo título.

classificacao-la-liga-depois-de-18-rodadas
Classificação do Campeonato Espanhol depois de 18 rodadas

O quarto colocado Atlético de Madrid já mostrou que joga contra qualquer um ao chegar a duas finais de Champions League em três anos, além do título espanhol em 2014.

Olhando para a Real Sociedad e o Villareal, não podemos esquecer que os gigantes (Real e Barça) costumam ter muita dificuldade contra esses times.

Por exemplo, nos jogos entre esses seis primeiros nessa temporada (se enfrentaram uma vez cada), o Villareal tem 9 pontos conquistados – apenas o Sevilla tem mais, com 10. Isso é incrível.

Outro argumento bastante usado é que os grandes na Inglaterra sempre perdem pontos contra times pequenos, pois esses pequenos, como Stoke City, Bournemouth e Crystal Palace, são bem competitivos e mais difíceis de bater.

Se olharmos para essa temporada, o Real Madrid perdeu pontos para times como Las Palmas e Eibar, enquanto o Barcelona perdeu pontos para times como Alaves, Celta Vigo e Malaga.

Considerando que os times menores da Inglaterra tem muito mais dinheiro para comprar jogadores, além do orçamento do Barcelona e do Real ser astronômico em comparação, o feito é mais incrível ainda. Ao invés de poder investir tanto, como é o caso com times como o Crystal Palace, os pequenos da Espanha focam num ótimo recrutamento.

Além disso, enquanto a Premier League é, no geral, jogado com muito mais força e bola longa, os times da Espanha são bem mais técnicos e dependem dessa técnica para conseguir jogar contra um Barcelona.

Eu li uma entrevista com Frederic Kanoute, que foi atacante do Sevilla há uns 10 anos (formou dupla de ataque com Luis Fabiano e venceu a ), e jogou também pelo Tottenham e West Ham, onde o atacante disse que preferiu bem mais o jogo na Espanha.

Um dos pontos que ele levanta é que na Espanha os torcedores apreciam e entendem quando você não se mata para correr atrás de uma bola já perdida, conservando sua energia para jogadas mais importantes.

Já na Inglaterra ele diz que as pessoas olham torto se você não se mata em campo, sempre. Mesmo se for para tentar ganhar um lateral qualquer.

De fato, é o que vemos. Na Inglaterra, no geral, é dado mais importância para características como velocidade, altura e força. Já na Espanha características como técnica e inteligência são consideradas mais importantes.

classificacao-premier-league-depois-de-18-rodadas
Classificação do Campeonato Inglês depois de 18 rodadas

Quando olhamos para as classificações atuais das ligas, vemos uma proximidade maior no Campeonato Espanhol entre os seis primeiros, portanto o argumento que o Inglês é mais disputado simplesmente não é verdade, e isso vale para o histórico recente.

Lembramos daquela final de temporada incrível em 2012, quando o City virou o último jogo nos acréscimos com gols gde Dzeko e Aguero para levar o título. Foi absolutamente inesquecível, e muitos podem já querer usar esse momento para defender que a Premier League é mais disputada.

Mas, em 2014 o Espanhol também foi decidido na última rodada, entre o Barcelona e o Atlético de Madrid, quando o time de Simeone garantiu o empate contra o Barça e o título nacional.

Para finalizar, vamos olhar para o histórico recente na Europa, que mostra um domínio total dos clubes espanhóis.

Nos últimos três anos  o domínio é de 100%. O Real Madrid e o Barcelona venceram as últimas três edições da Champions League (duas das finais foram contra o Atlético de Madrid, portanto 100% espanholas). Nos últimos onze anos os times espanhóis venceram mais da metade dos títulos da Champions.

O Sevilla venceu as últimas três edições da Europa League. Contando com as vitórias do Atlético de Madrid em 2010 e 2012 na Europa League, são cinco títulos nas últimas sete edições do segundo torneio europeu.

O domínio é claro.

A Premier League é sensacional. Assisto toda rodada e continuarei fazendo isso pois amo o bom futebol. Mas para o amante do futebol bem jogado – o jogo bonito – não tem nenhuma liga que oferece mais que La Liga. E, os números acima mostram que esse jogo bonito também ganha títulos.

É claro que existem exceções dos dois lados. O Arsenal, por exemplo, joga um futebol bonito há anos, só não tem tido a qualidade para competir com times como o Barcelona, Real Madrid ou Bayern de Munique – veremos se será diferente esse ano. Já o Atlético de Madrid nem sempre preza o futebol bonito, e sim o mais eficiente. Mas, no geral o Cameponato Espanhol é onde o melhor futebol é jogado

Me desculpe quem acha que a Premier League é a melhor, mas nos últimos anos La Liga mostrou que é, de fato, a melhor liga.

Até a próxima …

* Me inspirei em uma matéria de Graham Hunter, que escreve para a ESPN FC e Sky Sports, para esse post.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s