FIFA aprova Copa do Mundo com 48 seleções 

Hoje o Conselho da FIFA anunciou a aprovação da expansão da Copa do Mundo para 48 seleções a partir de 2026. Fica mais que claro que a motivação é uma só: mais dinheiro.

Podem dizer que é para melhorar o futebol ao redor do mundo, ou para que mais seleções possam participar da Copa do Mundo, mas a realidade é que a única motivação é financeira.

Fato demonstrado pelas simulações que a própria FIFA fez com Copas de 32 e 48 seleções. Foram mais de 10.000 simulações para ver qual teria mais qualidade, e em todas a Copa com 32 seleções foi melhor. É a FIFA mesmo de cabeça pra baixo.

Em março a FIFA anunciará todas as mudanças que ocorrerão devido a essa expansão. Vamos olhar para as principais que podem acontecer.

16 grupos de 3

Essa mudança é a mais provável. Ainda existe a possibilidade de ser feita uma espécie de pré-copa, como escrevi aqui. Mas, tudo indica que teremos 16 grupos de 3, com duas seleções se classificando.

Mais substituições 
Essa mudança já é discutida há anos, eu eu acho que já passou da hora de termos pelo menos mais uma substituição nas prorrogações. Com a expansão da Copa, me parece inevitável. 

Fim do empate

A FIFA estuda dar um fim ao empate nos jogos de Copa do Mundo, provavelmente com prorrogações. Se isso acontecer, o aumento do número de substituições será ainda mais importante.

Junção da Conmebol com a Concacaf para as Eliminatórias  

Com essa expansão, naturalmente as confederações terão mais vagas. Para que não tenhamos 7 classificados de 10 na Conmebol, estuda-se a junção da Conmebol com a Concacaf.

Fim da Copa das Confederações 
Com uma Copa do mundo mais longa e eliminatórias diferentes, é possível que a Copa das Confederações seja cancelada em definitivo. 

Mundial de Clubes 1 vez a cada 4 anos

Pensando no calendário como um todo, a FIFA pode optar por cancelar o Mundial de Clubes da forma que conhecemos hoje e instituir um Mundial com mais clubes (o número sendo cogitado é de 16 clubes), e um pouco mais longo. Assim, o torneio teria mais importância globalmente.

Algumas mudanças são interessantes (a de mais substituições com certeza), mas a expansão vai claramente diminuir a qualidade do maior torneio do mundo. Isso, por si só, já é razão para não expandir a Copa.

Imagine alguns dos grupos que teremos. Se hoje já temos grupo fracos, imagine como será nesse formato.

Acho, honestamente, uma decisão ridícula que só servirá para colocar muito dinheiro no bolso de muitas pessoas e piorar a Copa do Mundo. É uma pena.

Deixe sua opinião e compartilhe.

Até a próxima …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s