Quem está bem e quem está devendo

​No início de outubro olhamos para jogadores (contratados na janela do meio do ano) que estavam bem e outros que estavam devendo.

Considerando que já estamos chegando na metade da temporada e a próxima janela está prestes a abrir, vamos reavaliar e ver quem está atendendo ou superando expectativas, quem está devendo, e quem não está nem lá nem cá.

Jogadores que estão bem

Sadio Mané – Liverpool

O senegalês é, na minha opinião, a melhor contratação da temporada na Premier League. É rápido, habilidoso, puxa contra-ataque e finaliza bem. O Liverpool é bem mais perigoso com Mané em campo, e sabe que precisa dele para poder sonhar com o título inglês.

N´Golo Kanté – Chelsea

O volante francês é a âncora do Chelsea de Antonio Conte. Kanté é incansável, marca muito bem, e raramente comete erros. Contratação fundamental para o sucesso do Chelsea.

Samuel Umtiti – Barcelona

A única contratação do Barça na temporada que superou as expectativas. Luis Enrique sentiu muito sua falta no último mês por lesão. O jovem zagueiro francês já ganhou a vaga de titular e deve ser zagueiro do time Blaugrana por muitos anos.

Gonzalo Higuain – Juventus

A primeira coisa que pensam quando fala-se na transferência de Higuain para a Juve é o preço astronômico que foi pago. Independente do preço, o fato é que o atacante argentino é o artilheiro da Juve no italiano. Ainda perde mais gols do que deveria, mas continua sendo um grande centroavante.

 Shkodran Mustafi – Arsenal

Nessa Wenger acertou. Mustafi não é um dos melhores zagueiros do mundo, mas o alemão é sólido e consistente, que é exatamente o que os Gunners precisavam. Forma uma boa parceria com Koscielny, que sente muito sua falta desde que se lesionou. Seu retorno é muito aguardado pelos torcedores do Arsenal.

Mats Hummels – Bayern de Munique 

O ex-zagueiro do Borussia Dortmund chegou ao Bayern no início da temporada e já mostra porque o time da Bavária o queria tanto. Ele é sólido em todas as categorias, como posicionamento e saída de bola. Forma uma grande parceria com o excelente Boateng.

Jogadores que estão devendo

Paco Alcácer – Barcelona

Enquanto Umtiti foi uma contratação certeira, a chegada do jovem Alcácer tem sido o oposto. O atacante espanhol chegou para que Luis Enrique pudesse descansar membros do trio MSN, mas até agora não funcionou. Alcácer marcou apenas seu primeiro gol em partida oficial com a camisa do Barcelona essa semana, em partida contra o Hercules pela Copa do Rei, e tudo encaminha para um empréstimo do ex-atacante do Valencia.

 Gabriel “Gabigol” Barbosa – Inter de Milão

Nenhuma das novas contratações da Inter estão muito bem (acho que o melhor até agora tem sido Banega), mas Gabriel mal consegue um lugar no banco de reservas. Achava que poderia ser um problema pessoal com Frank de Boer, mas quando o holandês foi demitido, o brasileiro continuou sem conseguir um minuto de jogo. Deve ser emprestado em janeiro – rumores atuais são de empréstimo para  um time como o Las Palmas.

Leroy Sané – Manchester City

O jovem alemão chegou com uma expectativa muito alta, depois algumas ótimas atuações pelo Schalke. Está tendo mais chances recentemente, mas ainda está longe de convencer. Gabriel Jesus deve ter oportunidades nesse time.

Vincent Janssen – Tottenham

O atacante holandês chegou para dar um descanso para Harry Kane. Quando Kane se machucou logo no início da temporada, Janssen já teve sua chance, e ficou bem claro que não está à altura. O coreano Heung-Min Son acabou aproveitando a chance, e se tornou a primeira escolha para substituir Harry Kane. Os Spurs já devem estar pensando em emprestar Janssen.

Paulo Henrique Ganso – Sevilla

Ganso finalmente conseguiu sua tão aguardada transferência para a Europa, e ainda para um ótimo clube, comandado pelo excelente Jorge Sampaoli. 

Escrevi aqui que seria a última chance para essa ex-promessa, e hoje está claro que Ganso não tem futebol para jogar na elite do futebol mundial. Ele é muito lento e sabe fazer o lado defensivo do futebol de hoje. Ele ainda deve ser emprestado para algum time pequeno da Espanha ou Itália, mas seu futuro deve ser na China ou de volta no Brasil.

Renato Sanches – Bayern de Munique 

O jovem português foi contratado antes da sua ótima participação na Eurocopa. Tudo indicava que seria uma excelente contratação. 

Provavelmente, a médio/longo prazo, será. Porém, até o momento Sanches está devendo e sabe que precisa melhorar muito se quer uma vaga nesse grande meio campo do Bayern.

Nem lá nem cá

John Stones – Manchester City

O jovem zagueiro de mais de £40 milhões provavelmente será um dos grandes zagueiros da Europa, mas até o momento Stones ainda é muito inconsistente. Guardiola conseguiu tornar Boateng em um dos melhores do mundo, então acredito que possa fazer o mesmo com Stones. Os torcedores do City esperam que isso aconteça o quanto antes, especialmente considerando que Kompany não consegue fugir das lesões e Ottamendi é mais inconsistente ainda.

Paul Pogba – Manchester United

O jogador mais caro do mundo. Não adianta … enquanto alguém não for vendido por mais dinheiro, isso vai atrapalhar a percepção das pessoas sobre o meia francês. Não ajudou que Mourinho, por muito tempo, insistiu em usar Pogba como segundo volante. 

Depois que ele passou a jogar como meia, a qualidade do futebol do United subiu. Ainda acho que será um grande jogador, com muita importância para os
Red Devils, mas nunca vai justificar o investimento (isso não é culpa dele, e sim do United por pagar o que pagou).

Henrikh Mkhitaryan – Manchester United

O meia armênio chegou para dar mais qualidade ao meio campo do United, algo que faltou na temporada passada. Mas, Mourinho não tem dado muitas chances ao ex-jogador do Borussia Dortmund. Mats Hummels, que atuou com Mkhitaryan por anos no Dortmund, disse que “ele é um dos melhores com quem joguei, mas se você não joga, não pode brilhar … é simples.” Disse tudo Hummels.

Kevin Gameiro – Atlético de Madrid

O Barcelona tentou contratar o atacante francês, mas Gameiro escolheu o Atlético pois queria jogar mais. Até o momento, o ex-atacante do Sevilla ainda não se firmou no time de Simeone. As vezes joga bem e marca gols, as vezes tem atuações ruins. Precisa de um pouco mais de tempo em campo, mas precisa de mais consistência quando está em campo.

Granit Xhaka – Arsenal

O volante suíço foi a primeira contratação da temporada do Arsenal – contratação que foi muito bem recebida pelos torcedores e jornalistas. Mas, suas atuações tem sido bem inconsistentes. Além disso, Wenger parece não ter total confiança (ainda) em Xhaka. Eu acredito acho que ao fim da temporada ele terá assegurado seu lugar no time, e já está conquistando seu espaço, mas até o momento não dá para considerar um sucesso.

Alexandre Pato – Villareal

Talvez alguns considerem o tempo do Pato no Villareal um sucesso até o momento. Eu ainda acho que ele precisa mostrar um pouco mais de consistência.

O brasileiro faz algumas partidas boas, e outras muito apagadas. Deve continuar tendo chances para mostrar seu futebol e conquistar seu espaço no submarino amarelo.

Até a próxima …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s