Surpresas e decepções 

​Com o ano chegando ao fim, já temos uma boa ideia dos times que vão brigar por títulos, vaga nas competições europeias, ou até mesmo brigar para ficar na primeira divisão. 

Com isso em mente, vamos olhar para as grandes surpresas e decepções da temporada até o momento.

Surpresas

Leicester

Começo com um time que cai nas duas categorias. O atual campeão inglês certamente não tinha uma expectativa muito alta para sua primeira participação na Champions League. 

Bem, chegamos ao fim da fase de grupos e o Leicester ficou em primeiro, num grupo com o forte e tradicional Porto. Sua única derrota veio na última rodada, quando já tinha a primeira colocação garantida e entrou com um time praticamente reserva … nada mal.

Chelsea

Os Blues começaram a temporada com um novo técnico, que talvez não tinha a total confiança dos seus torcedores por ser extremamente defensivo. O Chelsea está numa sequência sensacional de 10 vitórias consecutivas e é líder absoluto do Campeonato Inglês – acho que nem os torcedores mais fanáticos esperavam uma briga pelo título logo de cara. As boas atuações de jogadores de quem não esperávamos tanto, como Pedro, Marcos Alonso e até mesmo David Luiz, é fruto de um grande trabalho de Conte com seus jogadores.

Leipzig

Essa é provavelmente a grande surpresa da Europa até o momento. O pequeno time alemão está disputando a liderança com o poderoso Bayern de Munique. Tudo bem que o Bayern não faz uma grande temporada, mas se alguém ia brigar com o time da Bavária, seria o Borussia Dortmund. Seria sensacional ver um time como esse ao menos brigar no topo da tabela – sabemos que é difícil demais manter esse ritmo, apesar de que o Leicester nos mostrou que é possível.

Nice

O líder do Campeonato Francês é o Nice … por essa ninguém esperava. O PSG vinha dominando a Ligue 1 por anos, e com a chegada do bom técnico Unai Emery, esperava-se que o domínio em casa continuaria. Mas, Balotelli e companhia fazem uma grande temporada e não parecem que vão diminuir o ritmo.

Milan

O Rossoneri tem sido uma enorme decepção nos últimos anos, diante de uma grande crise interna. Mesmo com as coisas relativamente resolvidas e a iminente chegada dos novos investimentos da China, não esperava ver o Milan brigando pelo título. 

Estamos quase na metade do campeonato e o Milan está firme na briga no topo da tabela, e muito se deve ao grande trabalho do técnico Vincenzo Montella. O italiano faz um excelente trabalho, e com a chegada dos investimentos dos novos donos talvez já para a janela de transferências em janeiro, o time tem tudo para continuar a briga pelo título com a Juve e a Roma.

Decepções

Leicester

Parece um time bipolar. Na Champions vai bem demais (em sua estreia na competição), mas no Campeonato Inglês não consegue vencer e encontra-se muito próximo da zona de rebaixamento. Depois da vitória categórica contra o City, veio uma derrota para o Bournemouth. Isso diz tudo.

Ninguém esperava que o Leicester brigasse pelo título novamente, mas certamente ninguém esperava que os Foxes brigariam na parte de baixo da tabela.

Manchester United

Os Red Devils fazem uma temporada simplesmente horrível considerando não só o tamanho do clube, mas principalmente os investimentos que foram feitos. O começo de Jose Mourinho é pior que dos (muito) criticados Van Gaal e David Moyes – simplesmente
não tem desculpa para isso acontecer.

O português diz que a posição na tabela não reflete o futebol jogado, mas sabemos muito bem que o que interessa, de fato, é a posição na tabela. É claro que um clube do tamanho do United deve sempre jogar um bom futebol, mas não adianta em nada se os resultados não vêm. Com contratações como Ibrahimovic, Pogba e Mkhitaryan (além do próprio Mourinho), espera-se muito mais, e o português terá que mudar algumas coisas para o time começar a evoluir.

PSG

Perderam seu grande craque para o United, mas mesmo assim o Paris Saint-Germain tem obrigação de dominar a Ligue 1. O time não está jogando muito bem, perde muitos gols, e não da pinta que vai dar trabalho algum para o Barcelona nas oitavas de final da Champions League. Se não conseguir uma recuperação rápida no Campeonato Francês, Unai Emery corre sério risco de ser demitido antes mesmo do fim de sua primeira temporada no comando.

Inter de Milão

Se o outro time de Milão surpreende, a Inter é uma enorme decepção. Investiu muito dinheiro em jogadores como João Mario e Gabriel Barbosa, manteve Mauro Icardi (o atacante argentino foi assediado por vários clubes), e mesmo assim está
na nona posição no Campeonato Italiano e conseguiu cair na primeira fase da Europa League. Já trocou de técnico uma vez na temporada, mas pelo jeito os problemas são maiores do que a liderança no banco de reservas.

Manchester City 

O time de Guardiola começou a temporada com tudo, e o esperado era um certo domínio na Premier League, e ao menos uma briga com o Barcelona pela liderança do grupo na Champions. Bom, nem um nem outro.

O City não vive um bom momento no Campeonato Inglês (7 pontos atrás do Chelsea), e não chegou perto da liderança do grupo da Champions. A expectativa é enorme, e pelo menos um título é esperado do lado azul de Manchester.

Tottenham

Os Spurs começaram a temporada com expectativa bem alta, depois de brigar pelo título inglês até as últimas rodadas da temporada passada. Caiu num grupo relativamente tranquilo na Champions League (Monaco, Leverkusen e CSKA Moscou) e mesmo assim não conseguiu a classificação, e não parece que vai brigar na Premier League. Tudo indica que o Tottenham não estará na Champions do ano que vem.

Atlético de Madrid 

Los Colchoneros conseguiram se classificar em primeiro num grupo da Champions que tinha o poderoso Bayern de Munique, mas no espanhol está apenas na sexta posição e não parece que vai brigar. Sua esperança certamente será mais uma grande temporada na Liga dos Campeões.

Borussia Dortmund

Uma temporada muito parecida com a do Atleti. Mesmo vencendo o seu grupo da Champions League, terminando a frente dos atuais campeões, esperávamos que o Borussia Dortmund brigasse pelo título alemão com o Bayern.

É claro que ainda tem muito futebol pela frente, mas tudo indica que os torcedores do BVB não vão ver seu time brigar na Bundesliga. Mas, se brigar na Champions League, tudo será esquecido!

Até a próxima …

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s