Ballon d`Or vs Prêmio da FIFA – com a separação dos prêmios, qual sai por cima?

​Cristiano Ronaldo venceu seu quarto prêmio Ballon d´Or essa semana. A diferença é que agora, o português poderá vencer outro prêmio de melhor do mundo – o da FIFA.

Agora, os dois maiores jogadores da geração, e dois dos maiores jogadores da história do futebol, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, disputarão dois prêmios de melhor do mundo no ano. Isso porque o prêmio FIFA Ballon d’Or, prêmio individual máximo do futebol entre 2010 e 2015, dado em conjunto pela FIFA e a France Football, voltou a ser dois prêmios distintos.

A questão é: qual prêmio sai mais forte desse “divórcio”?

Primeiro, lembro que a razão dessa separação é que a FIFA não quis renegociar o contrato que tinha com a
France Football, responsável pelo prêmio Ballon d`Or. A France Footbal quis aumentar um pouco o valor pago pela FIFA, que não concordou e achou melhor seguir com a separação.

Vamos conhecer esses dois prêmios, e ver qual saiu por cima.

Prêmio FIFA Jogador do Ano

Este prêmio foi dado entre 1991 e 2009, e é justamente o prêmio a qual nos referimos quando dizemos que Ronaldo e Zidane foram três vezes o melhor do mundo e Ronaldinho duas vezes. Esse era o prêmio mais importante do futebol mundial.

A votação era (e voltou a ser com a separação dos prêmios) feita por capitães e técnicos de seleções, e por representantes da mídia internacional. Muitas vezes essa votação era questionada por envolver muito da popularidade dos jogadores.

Quando vimos jogadores como Pogba sendo votado por alguns como melhor do mundo a frente de Messi, ou Aubameyang a frente de Cristiano Ronaldo, sabemos que algo está errado. Isso foi ficando cada vez mais evidente nos últimos anos, justamente quando
os prêmios se juntaram.

Agora, ainda tivemos a inclusão do voto popular, pela internet. Portanto cada “setor” tem um peso de 25% no resultado: Capitães, técnicos, jornalistas e voto popular. Certamente (no meu ver) não ajuda com a credibilidade da votação.

Ballon d`Or

O prêmio da France Football existe desde 1956, quando o inglês Stanley Matthews levou o prêmio à frente do lendário Alfredo De Stéfano.

Como o prêmio era dado apenas para jogadores europeus, a primeira vez que vimos um “não-europeu” vencer foi em 1995, com o africano George Weah (até hoje é o único africano a vencer). Coincidentemente, foi no ano que o prêmio passou a ser dado para jogadores atuando na Europa, independente de nacionalidade.

Por isso não vemos na lista jogadores como Pelé e Maradona. Ronaldo foi o primeiro sul-americano a vencer o prêmio, em 1997.

Jogadores de menor expressão, como Michael Owen e Pavel Nedved, venceram o prêmio, mas não costumamos a dizer que Michael Owen foi o melhor jogador do mundo. Isso porque o prêmio da FIFA era mais importante no cenário mundial. 

Quem sai por cima

Depois dos últimos anos, com as disputas entre esses dois gênios que são Messi e Ronaldo pelo prêmio FIFA Ballon d´Or, o nome Bola de Ouro ganhou mais importância.

Hoje, pensando que os melhores jogadores do mundo estão, de fato, atuando na Europa, o prêmio da Bola de Ouro da France Football passou a ser o grande prêmio individual do futebol.

Antes, o prêmio era bastante questionado pois muitos dos melhores jogadores do mundo atuavam aqui na América do Sul. Um exemplo perfeito disso é Edmundo, que no final dos anos 90 era, sem dúvida, um dos melhores jogadores do mundo. Se ele
jogasse na Europa, estraria no mínimo entre os três melhores, em mais de uma ocasião. Mas, como jogava no Brasil, isso nunca aconteceu.

Hoje um jogador do nível do Edmundo estaria, certamente, jogando na Europa. É justamente por isso que o prêmio Ballon d´Or é hoje o mais importante. Eu acredito que vamos nos referir ao prêmio Ballon d´Or como o prêmio do melhor jogador do mundo, mas é claro que isso só saberemos quando tivermos uma divergência entre um prêmio e outro, o que não deve acontecer esse ano pois o nome de Cristiano Ronaldo já parece estar escrito no Prêmio da FIFA, que será dado no dia 9 de janeiro.

Até a próxima …

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s