Barcelona – El Clasico chega com os times em momentos bem diferentes

Estamos em semana de el clasico … o maior jogo do futebol será nesse sábado, às 13:15 (horário de Brasília), no Estádio Camp Nou.

O Barcelona vive um momento que não está muito acostumado a viver, e para superar esse momento negativo e conseguir vencer o Real Madrid (e voltar para a briga no topo da tabela), o Barcelona precisa fazer algumas coisas. Vamos olhar para as três principais.

1. Curar a “Messi dependência”

O time de Luis Enrique não vem jogando bem, e o trio MSN não tem sido o que vimos na última temporada. Nos últimos oito jogos, o Barcelona marcou 14 gols – 10 de Messi. Dos últimos seis gols, o argentino marcou 5 e deu a assistência para o outro.

Enquanto na temporada passada o Barcelona jogou muito bem durante a ausência de Messi (é só olhar para o primeiro clasico da última temporada, quando o Barcelona abriu 3×0 antes de Messi entrar em campo), no momento o Barça passa por uma “Messi dependência”.

É claro que é normal que um time dependa do seu melhor jogador, especialmente quando ele é o melhor do mundo, mas a dependência no craque argentino parece ter crescido.

Observando bem as partidas, fica cada vez mais claro que hoje o time só quer tentar colocar a bola nos pés de um dos três do trio MSN para que resolvam. Na ausência de Iniesta, isso fica mais claro ainda.

E, quando a bola chega aos pés de Neymar ou Suárez, os dois buscam sempre o Messi, muitas vezes forçando uma jogada com o argentino ao invés de chutar ou passar para outro que esteja mais bem colocado (inclusive eles mesmos). Precisam confiar mais nas suas capacidades, especialmente sendo dois dos melhores jogadores do mundo.

2. Neymar e Suárez precisam jogar no nível da temporada passada (e início desta temporada)

Neymar precisa driblar um pouco menos e ser mais objetivo. O brasileiro está segurando a bola mais do que fazia na última temporada, o que faz com que o time perca um pouco da “verticalidade” de antes, deixando os contra-ataques mais lentos.

Já Luis Suárez precisa cuidar um pouco mais do seu posicionamento (no jogo contra a Real Sociedad o uruguaio ficou impedido mais vezes que chutou no gol). O atacante também vem perdendo mais gols do que nos últimos anos, e isso acontece com um atacante quando perde um pouco da confiança. Ele precisa recuperar essa confiança para voltar a ser aquele artilheiro da última temporada.

Além disso, conforme escrevi acima, os dois precisam chutar mais, e não tentar passar TODAS para Messi.

3. O novos recrutas precisam elevar o seu jogo

O Barcelona gastou mais de €100 milhões em novos jogadores para compor o seu elenco, justamente pensando em momentos da temporada que o time ficasse sem jogadores como Iniesta ou alguém do trio MSN.

Infelizmente, com a exceção de Umtiti (o zagueiro ganhou a vaga de titular com suas ótimas autações), os novos jogadores ainda não responderam às expectativas – vimos isso  no empate de ontem contra o Hércules, pela Copa do Rei. Isso precisa acontecer o quanto antes.

Além dessas três coisas, Iniesta parece estar recuperado de lesão e, se jogar, certamente fará uma enorme diferença para o Barcelona – se considerarmos sua atuação no primeiro el clasico da última temporada, seu retorno é mais que fundamental.

E você, o que acha que o Barcelona precisa fazer para vencer El Clasico

Amanhã vamos olhar para o líder Real Madrid.

Até a próxima …

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s