Time do ano da UEFA

A UEFA divulgou os jogadores indicados para o time do ano de 2016, e Neymar é o único brasileiro na lista. A votação está aberta para todos no site da UEFA até o dia 3 de janeiro, e o resultado será divulgado no dia 5 de janeiro.

Cristiano Ronaldo é o jogador que mais foi indicado ao time do ano – são 13 indicações e 10 seleções ao time do ano. Messi é o próxima na lista, com 11 indicações e 7 seleções.

Bom, vamos a lista da UEFA. Basicamente, você escolhe uma formação e monta o seu time com os indicados pela própria UEFA. 

Optando por um 3-4-3, esse é o time do Best Soccer Pack:

UEFA Team of the Year – Best Soccer Pack

A escolha do goleiro foi a mais difícil. Como a escolha é pelos jogadores que se destacaram mais no último ano, eu acabei indo com o Oblak a frente de Buffon. Acho que o goleiro do Atlético de Madrid foi simplesmente sensacional e consistente – não me lembro de uma falha de Oblak.

Na zaga, como o Marcelo não está indicado (nem Alaba, nem Jordi Alba – essa eu não entendi), fui com três zagueiros. Pique foi, pra mim, o melhor zagueiro do ano – fez sua melhor temporada em anos e voltou a se consolidar como o melhor zagueiro do mundo. 

Ao lado dele fui com Godin e Bonucci. Achei que ambos foram o melhor zagueiro de seus times, que são talvez as duas melhores zagas do mundo.

No meio, três dos quatro foram fáceis de escolher: Kroos, Modric e Iniesta. Esses são, para mim, indiscutíveis. Já a quarta opção foi mais complicada.

Fiquei entre Payet, Kanté e Mahrez. Kanté surgiu do nada e se tornou um dos melhores volantes do mundo. Mahrez foi o melhor jogador do surpreendente Leicester. 

Mas, no fim escolhi Payet. Além da temporada espetacular que fez pelo West Ham, também jogou muito na Eurocopa pela seleção da França.

O ataque foi o setor mais fácil. Suárez foi o artilheiro na Europa, e aqueles dois craques chamados Cristiano e Lionel fizeram o que já ficamos acostumados a ver todo ano. Destaque para Neymar, Griezmann e Lewandowski, que tiveram um grande ano, mas não no nível dos três que selecionei.

É claro que esse tipo de coisa sempre gera polêmica. Nunca vamos concordar com 100% dos time, ou dos indicados. Eu acho que Marcelo e Casemiro mereciam estar na lista. Outros vão achar que Vardy ou Harry Kane deveriam estar entre os atacantes indicados.

Se eu pudesse mudar alguma coisa, eu incluiria o Marcelo entre os titulares e, num 4-3-3 (minha formação preferida) iria com: Oblak, Carvajal, Pique, Bonucci e Marcelo. Modric, Kroos e Iniesta. Messi, Suárez e Cristiano Ronaldo.

Lembrando que esse seria o meu time baseado no futebol apresentado no último ano, e não necessariamente o meu time ideal – isso fica para outro dia.

O que achou? O que mudaria?

Deixe sua opinião e compartilhe.

Até a próxima …

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s