Já faz mais de um mês desde a última vitória do Manchester City de Pep Guardiola. Depois de começar com dez vitórias em dez jogos, agora são seis partidas sem vencer . Será um motivo de preocupação para o espanhol?
Ainda acho que não … e aqui estão as razões.
Ainda é líder no Campeonato Inglês
Mesmo depois de resultados negativos, o Manchester City continua na liderança. É claro que se os Citizens continuarem sem vencer, os fãs começarão a ficar preocupados. Mas ainda é um pouco cedo para isso.
Está em posição confortável na Champions
Mesmo após sofrer aquela goleada do Barcelona, o City ainda está em segundo lugar no grupo. Independente do que acontecer no próximo jogo contra o Barça, Guardiola deve garantir a classificação do City com vitórias contra o Celtic e o Borussia Mönchengladbach.
Já passou por algo parecido antes
Em 2009 o Barcelona de Guardiola passou um mês sem vencer, o que não parou o espanhol de ter uma temporada vencedora … foi o ano dos seis títulos.
Descobriu novos talentos
Nessa fase negativa de Guardiola, uma coisa positiva é que o espanhol passou a conhecer seu time ainda melhor. E, mais que isso, descobriu um novo talento: Aleix Garcia. O jovem espanhol foi muito seguro na derrota de ontem para o United, e deve ter mais oportunidades na temporada. Parece ser um típico jogador que Guardiola gosta – o jovem gosta da bola, gosta de passes curtos, e joga simples.
O jovem Pablo Maffeo também foi bem e devemos ver mais dele no decorrer da temporada.
Mesmo com tudo isso, é claro que se não conseguir uma vitória contra o West Brom no fim de semana, as coisas podem começar a mudar. Guardiola sabe muito bem que os times passam por fases, e ele já mostrou que é um dos melhores, se não o melhor, técnico do mundo. Mas também sabe que os fãs, especialmente ingleses, cobram bastante.
Guardiola é talvez o técnico com maior estabilidade no emprego do mundo, mas pode apostar que ele sabe (mais que qualquer um) da importância de voltar a vencer, e vencer bem.
Até a próxima …