O que está acontecendo no Parc des Princes?

O atual tetra campeão francês está em posição nada familiar – depois de sete rodadas, está em quarto lugar na tabela. Já tem duas derrotas, que é o número total de derrotas da última temporada na Ligue 1.

Ainda é cedo, mas os números são preocupantes. Porque será que isto está acontecendo?

Saída de Zlatan Ibrahimovic

Muitos criticavam o sueco, dizendo que ele só fazia o que fazia porque estava no Campeonato Francês. Que lá, qualquer um faria. Até mesmo Edinson Cavani, parceiro de ataque do sueco, dizia que não jogava muito bem porque Ibra jogava em sua posição preferida (centroavante), e ele tinha que atuar pelas pontas.

Bom, agora vemos que não era bem isso. Ibra é, de fato, um dos melhores atacantes do futebol mundial – argumento que ficou ainda mais forte com a queda absurda do PSG nesse início de temporada (sem ele). Cavani continua com seus problemas na frente do gol, fato evidenciado na primeira rodada da Champions League contra o Arsenal, quando o uruguaio perdeu inúmeras chances.

Ficou claro que ninguém consegue suprir o que o sueco trazia. A questão agora é: quem vai assumir a liderança do ataque do PSG?

Baixo rendimento de vários jogadores chave

Cavani não é o único atacante que não está bem – outros jogadores que poderiam estar ajudando a suprir a ausência de Ibra, como Lucas Moura, Di Maria e Pastore, começaram a temporada bem abaixo do esperado.

Jogadores de outras posições tamém começaram abaixo do esperado. Matuidi ainda não jogou no nível da última temporada (talvez por cansaço da Euro, talvez por não ter conseguido sua transferência para a Juventus). Thiago Silva e Marco Verratti ainda não parecem estar totalmente recuperados de lesão. Esses jogadores precisam elevar seu futebol para que o PSG possa crescer.

Confusão fora de campo

Hatem Ben Arfa, que vem de uma excelente temporada pelo Nice, não começou bem e aparentemente já arrumou confusão com o técnico Unai Emery (Ben Arfa não foi sequer relacionado para as últimas quatro partidas).

Se isso não fosse o suficiente, o lateral direito Serge Aurier foi condenado a dois meses de prisão por uma briga na saída de uma boate em Paris – certamente não ajuda com o clima do time.

Mudança no comando

Laurent Blanc, que comandou o PSG nas últimas 3 temporadas, foi substituído pelo espanhol Unai Emery, que vem de 3 temporadas com o Sevilla com três títulos da Europa League conquistados. Enquanto o trabalho do espanhol foi excelente no Sevilla, é uma mudança drástica para o técnico espanhol, que sai de um clube com um orçamento limitado para um dos mais ricos do mundo.

Se a diretoria do PSG tiver a paciência necessária para bancar Emery, para que ele possa colocar suas ideias em ação, acredito que o time será mais forte do que era com Blanc no comando – só não acontece da noite pro dia.

Estamos vendo isso com Jose Mourinho, que é um dos grandes técnicos do futebol mundial e também está tendo dificuldades para descobrir a melhor forma de trabalhar no Manchester United.

Nessa quarta-feira, o PSG tem uma ótima chance de vitória quando enfrenta o Ludogorets, pela segunda rodada da Champions League. No final de semana, pelo Campeonato Francês, o time de Unai Emery recebe o Bordeaux. Conquistando essas duas vitórias, o time certamente dará um passo importante para chegar ao nível que já é esperado desse gigante francês.

Até a próxima …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s