Segurança no futebol brasileiro

Já sabemos que temos um problema muito grande de segurança no futebol brasileiro. São “torcedores” marcando lugar para brigar antes e depois de jogos. Pessoas constantemente quebrando as regras e entrando nos estádios com objetos proibidos. Torcedores vandalizando e invadindo CTs, e agredindo jogadores (como aconteceu nesse último final de semana no CT do São Paulo).

Já sabemos que no Brasil temos muitos indivíduos que se consideram torcedores mas se comportam como vândalos que acham que esse tipo de atitude fará com que o seu time jogue melhor.

Mas isso me faz pensar: Como é que essas pessoas conseguem invadir um CT de um time profissional? Que tipo de segurança é essa? Não estamos falando de uma ou duas pessoas – no caso do ultimo final de semana, na invasão do CT do São Paulo, funcionários do local estimam que mais de 500 pessoas estavam lá. Como isso é possível?

O mesmo vale para pessoas que entram nos estádios com itens proibidos, como sinalizadores. Já ficou mais do que claro que as pessoas precisam ser devidamente revistadas para entrar num estádio, pois infelizmente muitos dos torcedores não respeitam as regras. Essa é a realidade do futebol brasileiro.

A solução não parece ser tão complicada assim – precisamos de mais segurança, e o mais importante, os infratores precisam ser devidamente punidos.

Existem vídeos de quase todas as infrações. Usando a invasão do CT do São Paulo novamente como exemplo (veja um vídeo da invasão abaixo), muitos dos infratores podem ser facilmente identificados. Se muitos deles fossem presos, multados, e proibidos de entrarem nos jogos, certamente esse tipo de atitude começaria a diminuir. O mesmo vale para violência nos estádios e seus arredores.

https://youtu.be/ziUIOimbMXs

A impunidade faz com que as pessoas cometam esses tipos de crimes diversas vezes. Não tenho dúvidas que pensariam duas vezes em fazer essas coisas se soubessem que correm um risco real de serem presos, multados e banidos.

Isso sem contar com a possibilidade de um jogador que foi agredido pelos torcedores (como foi Michel Bastos nesse caso do São Paulo) exigir a saída do clube – certamente teria razão legal para fazer isso. Talvez se algum jogador, um dia, fizer isso, os clubes passarão a tomar maiores previdências.

Vai aqui a minha torcida para que os clubes e federações abram seus olhos e passem a contratar uma segurança a altura do problema, e punam os infratores de forma justa e efetiva.

Até a próxima …

* Fonte das imagens em destaque: folha.uol.com.br e globoesporte.globo.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s