Possíveis impactos do BREXIT no Campeonato Inglês

O Reino Unido optou por deixar a União Europeia (BREXIT), o que representa um momento histórico da Europa. Agora vamos olhar para o que isso pode significar para o campeonato de futebol mais rico e popular do mundo – o Campeonato Inglês.

Primeiramente, vale ressaltar que deve levar no mínimo dois anos para o Reino Unido se separar completamente da União Europeia. É a primeira vez que algo assim acontece, portanto, estamos todos tentando adivinhar as consequências.

Sob um olhar pessimista, podemos ter inúmeros impactos no Campeonato Inglês, mudando totalmente o que conhecemos e amamos hoje. Por outro lado, o BREXIT pode não alterar nada.

Hoje, qualquer cidadão da União Europeria (UE) ou de seu “primo”, Espaço Econômico Europeu (EEE), pode mudar de um país para outro em busca de trabalho. Portanto, jogadores de futebol da UE ou EEE podem jogar nos países membros sem precisar de visto de trabalho. O BREXIT pode fazer com que o jogador  de fora do Reino Unido precise dessa permissão de trabalho para jogar no Campeonato Inglês. Este seria realmente um cenário ruim. Devemos considerar todavia, que as leis para vistos de trabalho são escritas pelo British Home Office em conjunto com a FA (Football Association – a CBF da Inglaterra), pensando no que é melhor para o futebol inglês, portanto, é provável que as leis sejam reescritas mantendo regras que garantem as facilidades de hoje.

Uma outra possível consequência seria a FA impor um limite de jogadores, por times, considerados estrangeiros, pensando em promover os jogadores locais e também a seleção. Imagine o impacto para equipes como Arsenal e Manchester City, que chegaram a ter um ou nenhum jogador britânico em campo em várias partidas.

Outro ponto que pode ser observado sob esse novo olhar é a contratação de jogadores jovens. Transações como, por exemplo, a compra do belga Adnan Januzaj pelo Manchester United alguns anos atrás não poderia acontecer. Ou, quando o espanhol Cesc Fabregas saiu do Barcelona aos 16 anos e foi para o Arsenal – isso também não poderia mais acontecer .

É claro que estamos apenas no início desta história, e certamente muita coisa ainda vai acontecer.

Até a próxima …

* Utilizei como referência deste post o artigo de Gab Marcotti. Acessado em 24/06/16, no site: http://www.espnfc.com/blog/marcotti-musings/62/post/2900922/how-brexit-will-impact-the-premier-league-and-its-players

** Fonte da foto em destaque: http://www.blog.politics.ox.ac.uk

4 comentários

  1. Esse ocorrido sem dúvida mexerá com o futebol inglês, muito por conta das próximas etapas, outros países estão se movimentado pra saírem da União Européia e pode causar grandes impactos nas regras e que acabam interferindo no futebol.
    Só que uma coisa é certa e foi bem dita pelo Patrick, tudo isso pode não causar impacto algum no futebol.
    Precisamos esperar. E torcer pra vitória do futebol.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Sem contar nos possíveis impactos nos campeonatos europeus, como qualificação para a CL, talvez? Mas acho que um ponto que vale atenção e seria muito rico para discussão é que isso possa ser positivo para o futebol inglês. A EPL é composta por muitos estrangeiros e acaba não tendo espaço para o desenvolvimento de jogadores jovens ingleses, e isso reflete na má atuação da seleção inglesa (que já dura muitos anos). Por outro lado, pode ser prejudicial para o campeonato inglês em si.

    Vamos ver o que vai acontecer, mas com certeza vou ficar de olho aqui para acompanhar o desenrolar dessa história!

    Valeu Pack, excelente post!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Verdade … pode ter um impacto positivo também. A seleção inglesa está precisando revelar mais e mais jogadores talentosos – world class – para ter mais sucesso nos grandes torneios. Agora vamos esperar pra ver o que acontece.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s